Monday, April 30, 2007

Exposição de trajes de Carnaval

Com os fatos confeccionados pelos alunos e pelos seus pais organizámos uma exposição no salão da escola, aberta a toda a comunidade, entre os dias 16 e 21 de Março.







Concurso de trajes de Carnaval

No passado dia 16 de Fevereiro a nossa escola dinamizou um concurso de trajes de Carnaval tendo como tema aglutinador “As Plantas”. O mais bonito e significativo foi que cada um fez o seu próprio fato, reutilizando materiais. Vejamos estes trajes lindíssimos, confeccionados com muita criatividade, originalidade, sentido estético e ecológico.
É caso para dizer que os meninos e os pais da nossa escola estão de parabéns.

Concurso de máscaras - Madeira Magic

Tendo o Madeira Magic promovido um concurso de Máscaras visando a aplicação de materiais reutilizáveis, a nossa escola decidiu participar, mostrando assim o talento, criatividade e sentido ecológico das suas crianças.
Cada turma do 1.º Ciclo levou a concurso a máscara do seu herói.
Deste modo o 1.º A concorreu com o “Chicken Little”; o 1.ºB/2.ºB com o “Homem Aranha”; o 2.º A com a “Mascarilha Verde”, o 3.ºA com o “Garfield” e o 4.º A com o “Batman”.

As crianças entusiasmaram-se imenso na concretização das máscaras do seu herói…
A animação foi ainda maior quando o nosso “Garfield” sai vencedor… Uma vez mais, o fofo, simpático e humorístico “Garfield” consegue animar as crianças…


Ecoponto no recreio

No sentido de incutir a separação do lixo foi colocado no pátio da escola um caixote para separação selectiva com três compartimentos: um para plástico, outro para papel e outro para vidro.

Junto deste estão ainda outros três recipientes: O Pilhão (para as pilhas); o “Rolhão” (para as rolhas) e o “Tampão” (para as tampas).

Papelões em cada sala de aula

No sentido de promover a separação do lixo em sala de aula, cada turma construiu um papelão para a sua sala.
Na continuidade desta sensibilização, todas as 6.ª feiras uma criança de cada sala, acompanhada de um adulto, vai até ao ecoponto, junto da escola, e deposita o lixo separado na sala de aula ao longo da semana.




Armazém Eco

Atendendo a que haviam poucos materiais reutilizáveis disponíveis na escola o Conselho Eco-Escola sugeriu a criação de um espaço que servisse de armazém para materiais que os alunos fossem trazendo de casa (ex.: pacotes de leite).
Neste sentido, criou-se o armazém Eco onde as crianças podem entrar para depositar materiais potencialmente úteis na elaboração de qualquer trabalho e onde podem procurar materiais que necessitem.



A consciência ecológica

As acções de sensibilização com vista à melhoria da qualidade do nosso ambiente devem começar por pequenos gestos junto das nossas crianças. Estes gestos podem passar pela simples utilização de materiais reutilizáveis na construção de objectos que irão ser divulgados pelas crianças e consequentemente valorizados pelos pais. E na valorização está o reforço e a continuidade das atitudes ecologicamente acertadas.
Conscientes deste ciclo positivo os professores e as educadoras dos Centros Educativos da Apresentação de Maria em Gaula começaram desde cedo a procurar sensibilizar as suas crianças para a reutilização de materiais.


Vejamos alguns trabalhos onde houve o cuidado de reutilizar materiais.