Thursday, May 10, 2007

Dia do Pai




As prendas para o Dia do Pai foram também confeccionadas sob o cuidado de aplicar material reutilizável. Vejamos os resultados:




Páscoa

Uma vez mais, professores e alunos mostraram a sua criatividade e sentido ecológico ao optarem por "cestinhos" com a predominância de material reutilizado.
Vejamos alguns trabalhos:



Os coelhinhos foram feitos com caixas de cereais pintadas a guache; o cesto é uma lata de refrigerante cortada e forrada com palha de bananeira.

Para os cestinhos foram utilizados fundos de garrafas plásticas,
ráfia, folhas de revista coloridas e "pétalas de esferovite"(?).

Páscoa

Uma vez mais, professores e alunos mostraram a sua criatividade e sentido ecológico ao optarem por "cestinhos" com a predominância de material reutilizado.
Vejamos alguns trabalhos:



Os coelhinhos foram feitos com caixas de cereais pintadas a guache; o cesto é uma lata de refrigerante cortada e forrada com palha de bananeira.

Para os cestinhos foram utilizados fundos de garrafas plásticas,
ráfia, folhas de revista coloridas e "pétalas de esferovite"(?).

Dia Mundial da Terra

A água

No dia 18 de Abril os alunos do 1.º e 2.º anos ouviram a história da Menina Gotinha de Água e foram sensibilizados para a poupança de água.
Os alunos do 3.º e 4.º anos também viram uma apresentação sobre a água, tendo sido confrontados com alguns problemas que se enfrentam devido à escassez de água em alguma zonas do mundo.
Desta forma todos ficaram sensibilizados para uma melhor gestão da água em casa e na escola.





Palestra “Lobo-marinho” e Exposição

Nos dias 17 e 19 de Abril os alunos do Pré-escolar tiveram oportunidade de conhecer melhor o Lobo-marinho, aprendendo a respeitá-lo e a protegê-lo. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer e esclarecer algumas dúvidas sobre estes mamíferos; viram um filme e fizeram trabalhos na Expressão Plástica relativos àquilo que viram e ouviram.
Durante esta mesma semana esteve patente no nosso salão uma exposição sobre o Lobo-marinho.

Dia da Árvore - Concurso "A árvore e a vida"

Cada turma, desde o pré-escolar até o 1.º Ciclo, participou com um ou mais cartazes no concurso (interno) “A árvore e a vida”. De entre estes cartazes os alunos e professores votaram os melhores na defesa da ligação entre “a árvore e a vida”.
Com este tema e com esta actividade pretendemos apelar a uma maior dignificação da vida humana a par de uma melhor preservação das árvores, vincando a relação de interdependência entre as árvores e a vida no nosso planeta.
Os trabalhos permaneceram expostos no salão e depois no pátio da escola, elucidando, assim, toda a comunidade escolar para a necessária e urgente preservação das árvores.






Compostagem

Diariamente dois alunos de uma turma transportam os resíduos orgânicos da cozinha para uma caixa de compostagem. Desta forma pretendemos sensibilizar as crianças para a realização deste processo também em suas casas.

Acções de sensibilização

Os alunos do 3.º e 4.º anos têm sido os destinatários de um conjunto de palestras dinamizadas por duas profissionais da Direcção de Serviços de Educação e Informação Ambiental da Direcção Regional do Ambiente: Filipa Freitas (Técnica Superior) e Cristina Câmara (Técnica Profissional). Duas pessoas a quem muito agradecemos o seu profissionalismo, dedicação e simpatia.

Palestra “Resíduos” – 17 de Janeiro
Objectivos: Compreender que a defesa do ambiente passa pela mudança de comportamentos; sensibilizar para a separação de resíduos e para o uso correcto do ecoponto; reconhecer a necessidade de tratamento dos resíduos.

Palestra “Energia” – 24 de Janeiro
Objectivos: Compreender a importância da energia nas diferentes actividades humanas e as consequências ambientais da sua utilização; sensibilizar os alunos para o uso racional da energia e para a sua poupança.

Palestra “Água” – 31 de Janeiro
Objectivos: Relacionar as actividades domésticas e industriais com o consumo excessivo de água; Conhecer e compreender o ciclo da água; sensibilizar os alunos para a racionalização do consumo de água.

Palestra “Alterações Climáticas” – 28 de Fevereiro
Objectivos: Conhecer as causas e compreender as consequências das alterações climáticas; compreender a importância de um desenvolvimento sustentado no respeito pelo ambiente e pela diversidade.

Palestra “Transportes, mobilidade sustentável” – 14 de Março
Objectivos: Reconhecer as consequências negativas para o ambiente da crescente utilização de transportes particulares; sensibilizar para o uso de transportes mais ecológicos (mobilidade sustentável). Diferença